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Zeekr 7X: SUV elétrico acelera mais que Porsche 911 Carrera e abre a porta para você
Após chegar ao Brasil de forma discreta, a chinesa Zeekr apresentou seu terceiro modelo: o Zeekr 7X, um SUV médio totalmente elétrico com preço de R$ 448 mil.
O 7X é maior que o outro SUV da marca, o X, e tem dimensões próximas às do Jeep Commander, mas com um nível de sofisticação que o motorista não encontra no utilitário da marca americana.
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Entre os itens de destaque estão:
Maçanetas escamoteáveis;
Retrovisores sem armação visível;
Alto-falantes no encosto de cabeça;
Bancos com massagem, aquecimento e ventilação;
Rede para reduzir a entrada de luz para passageiros da segunda fileira;
Abertura elétrica das portas por botão;
Dois carregadores de celular por indução;
Central multimídia de 16 polegadas;
Projeção da rota do GPS no para-brisa.
O SUV conta com dois motores elétricos que entregam 646 cv de potência e 72,3 kgfm de torque, garantindo tração integral.
Esse torque supera o da maior picape da Ford no Brasil, a F-150, que oferece 56,7 kgfm. Zeekr 7X Segundo a fabricante, o Zeekr 7X acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos — melhor que os 4,1 segundos do Porsche 911 Carrera.
A vantagem é que, ao contrário do esportivo alemão, o SUV acomoda até cinco ocupantes. O Zeekr 7X utiliza uma bateria de 100 kWh, que proporciona autonomia de até 423 quilômetros com uma única carga. A recarga pode ser feita em eletropostos de 400 kW — ainda inexistentes no Brasil — em 13 minutos, para passar de 10% a 80% de carga.
Em apenas cinco minutos, esse tipo de carregador repõe 150 km de autonomia. No interior, o Zeekr 7X traz materiais macios ao toque em quase todas as superfícies.
A central multimídia, típica dos modelos chineses, tem 16 polegadas e fica em um painel flutuante, ao lado do quadro de instrumentos digital de 13 polegadas voltado para o motorista. LEIA MAIS Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH Leilão de veículos do governo de SP tem Hilux SW4 mais barata que iPhone, e VW Spacefox a R$ 3 mil VÍDEO: Fiat Toro 2026 segue como boa opção, mas peca pelos itens ultrapassados; veja o teste Zeekr 7X por dentro Os sistemas de assistência ao motorista e o gerenciamento das telas são controlados pelo chip Snapdragon 8295, desenvolvido exclusivamente para veículos.
Ele pode ser comparado, com as devidas diferenças, ao Snapdragon 8 Gen 3 presente em smartphones como o Galaxy S24 Ultra. Ainda no campo da tecnologia, o Zeekr 7X oferece sistemas de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo e ajuste automático para centralização na faixa.
Para mapear o ambiente, o veículo conta com: 12 radares ultrassônicos; 12 câmeras de alta definição; 1 radar de ondas milimétricas. Embora tenha dimensões semelhantes às do Jeep Commander, o Zeekr 7X acaba concorrendo com modelos como o Ford Mustang Mach-E, versão elétrica do clássico muscle car, e o Audi Q6 e-tron. O Mustang Mach-E oferece menos equipamentos, tem potência inferior e custa R$ 486 mil.
Já o Audi Q6 e-tron é mais completo, tem porte semelhante ao 7X e preço inicial de R$ 559.990. Quem é a Zeekr? A Zeekr é uma empresa chinesa, fundada em 2021 pelo grupo Geely, que tem outros nomes como Volvo, Lotus e Smart.
O objetivo de sua criação é de competir com marcas já bem estabelecidas no mercado internacional de veículos elétricos, como a americana Tesla. Os primeiros veículos foram lançados em 2021 e neste mesmo ano a Zeekr auxiliou o desenvolvimento do sistema de táxi autônomo utilizado pela Waymo, para o serviço Waymo One que funciona em algumas cidades dos Estados Unidos. A Zeekr já vendeu 340 mil carros globalmente, em um leque de sete modelos desenvolvidos.
A companhia está presente em mais de 35 países como Israel, Alemanha, Austrália, Suécia, México, Colômbia, Uruguai e Costa Rica.
No Brasil, a Zeekr já tem oito concessionárias prontas para iniciar as vendas, com duas extras em finalização da construção.
Elas estão espalhadas nos estados: Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; São Paulo; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Pernambuco; Distrito Federal. A marca prometeu oito anos de garantia para a bateria dos carros vendidos no Brasil, cinco anos de garantia para o veículo e atendimento para motoristas que podem ficar sem carga.