Vai morar ou já mora sozinho? Com Santa Conexão - Você nunca está Sozinho!
DEPOIMENTO
DEPOIMENTO
Jornais argentinos repercutem plano de Bolsonaro de pedir asilo
Jornais estrangeiros repercutiram, nesta quarta-feira (20), a afirmação da PolÃcia Federal de que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha um rascunho de pedido de asilo polÃtico na Argentina.
A PolÃcia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suspeita de coação no curso do processo, devido a intimidações a autoridades responsáveis pela ação penal da tentativa de golpe de Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notÃcias internacionais do g1 no WhatsApp
A PF encontrou no smartphone de Bolsonaro um arquivo editável sem data e assinatura em que é pedido asilo polÃtico em regime de urgência para Bolsonaro.
Segundo a PF, o teor do documento revela que Bolsonaro, desde fevereiro de 2024, planejou atos para fugir do paÃs, com o objetivo de impedir a aplicação de lei penal.
O presidente da Argentina, Javier Milei, não se pronunciou sobre as denúncias da PF até a publicação da última versão desta reportagem.
'La Nación' noticia plano de Bolsonaro para pedir asilo na Argentino
Reprodução
"A polÃcia brasileira acusa Jair Bolsonaro de planejar fugir para a Argentina em busca de asilo", diz o tÃtulo de uma reportagem do jornal argentino "La Nación".
"Uma carta sem data e sem assinatura, endereçada a Javier Milei, foi encontrada no celular do ex-presidente; a polÃcia recomendou indiciar o ex-presidente e um de seus filhos." Infobae fala sobre plano de Bolsonaro de pedir asilo à Argentina Reprodução "Investigadores acusaram o ex-presidente brasileiro de obstrução da justiça no contexto do julgamento do lÃder de extrema direita por tentativa de golpe de Estado", escreveu o site de notÃcias Infobae, nesta quarta. 'ClarÃn' repercute rascunho de pedido de asilo de Bolsonaro à Argentina Reprodução Já o jornal argentino "ClarÃn" disse que "a polÃcia brasileira encontrou um documento sem data em um dos celulares de Bolsonaro apreendidos durante o julgamento da tentativa de golpe, no qual o lÃder de extrema direita pediu asilo, declarando-se vÃtima de 'perseguição' por 'motivos polÃticos'". Página de documento em que Bolsonaro pede asilo na Argentina achado no telefone do ex-presidente Reprodução Documento criado por 'Fernanda Bolsonaro' O relatório da PolÃcia Federal também apresenta os meta dados do documento de 33 páginas que indicam que o arquivo foi criado por um usuário chamado "Fernanda Bolsonaro", que também é o último autor do documento "Nesse sentido, é possÃvel que o usuário em questão esteja vinculado à pessoa de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flavio Nantes Bolsonaro", diz o relatório da PF. A PolÃcia Federal relembra no relatório que cerca de dois meses antes da última edição do documento, em 5 de dezembro de 2023, Bolsonaro informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que viajaria para a Argentina entre 7 e 11 de dezembro.