Vai morar ou já mora sozinho? Com Santa Conexão - Você nunca está Sozinho!
DEPOIMENTO
DEPOIMENTO
‘Circuito Bira Presidente’: prefeitura instala placas em homenagem ao fundador do Cacique de Ramos
A Prefeitura do Rio instalou as placas do “Circuito Bira Presidente”, em homenagem ao fundador do bloco Cacique de Ramos, nesta quarta-feira (20).
Ubirajara Félix do Nascimento, grande sambista, morreu em junho aos 88 anos.
Ele estava em tratamento de um câncer de próstata e tinha Alzheimer. Como homenagem, a Prefeitura batizou com seu nome o percurso do bloco.
Além disso, o trajeto do Cacique de Ramos passa a integrar oficialmente o circuito dos desfiles de carnaval de rua no Centro da cidade. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça ‘Circuito Bira Presidente’: prefeitura instala placas em homenagem ao fundador do Cacique de Ramos Reprodução/TV Globo O decreto que oficializa a homenagem foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (18) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). Bira Presidente, como era conhecido, foi percussionista, cantor e compositor, além de uma das figuras centrais na história do samba.
À frente do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, ele ajudou a renovar o gênero e abrir espaço para uma nova geração de artistas.
O sambista morreu em 14 de junho deste ano, aos 88 anos. No decreto, o prefeito destaca a importância de Bira para a cultura carioca, ressaltando sua liderança no bloco e no Fundo de Quintal — ambos considerados fundamentais para a consolidação da identidade cultural da cidade e para o fortalecimento do carnaval de rua. Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal Fábio Rocha/Globo Onde fica O “Circuito de Desfiles da Avenida Chile – Bira Presidente” terá concentração na Avenida Almirante Barroso, a partir da Rua México, seguirá pela Avenida República do Chile e se dispersará na Rua do Lavradio.
O trajeto já é conhecido por receber blocos, como os Embaixadores da Folia. Cacique de Ramos Alex Ferro/Riotur Circuito Preta Gil Esta é a 2ª homenagem feita pela Prefeitura do Rio a grandes nomes da música brasileira em menos de um mês.
No dia 22 de julho, Eduardo Paes também criou o “Circuito Preta Gil”, destinado ao desfile dos megablocos do carnaval carioca.
A cantora, que morreu em 20 de julho, era responsável pelo tradicional Bloco da Preta, um dos mais populares da cidade.