Vai morar ou já mora sozinho? Com Santa Conexão - Você nunca está Sozinho!
DEPOIMENTO
DEPOIMENTO
Bauru e Rio Preto podem registrar mais de 30°C em pleno inverno
Reprodução/TV TEM
O interior de São Paulo deve enfrentar dois fenômenos meteorológicos nesta semana: rajadas de vento fortes e uma onda de calor atípica, conhecida como veranico.
O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Segundo o órgão, um ciclone extratropical que se forma no sul do Brasil entre esta terça (19) e quarta-feira (20) vai provocar ventos intensos em todo o estado.
As regiões de Bauru (SP) e São José do Rio Preto (SP) estão entre as afetadas. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp Os ventos devem ser de forte a muito forte intensidade.
A Defesa Civil alerta para o risco de queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e propagação de incêndios em áreas de vegetação. A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores, mantenha distância de fios caídos e redobre a atenção em locais abertos e em rodovias. Logo após a passagem do ciclone, o estado deve enfrentar outro fenômeno: o veranico.
A partir de quarta-feira, uma massa de ar seco e um bloqueio atmosférico vão favorecer dias de calor intenso e baixa umidade. O fenômeno pode durar entre três e cinco dias.
As temperaturas devem chegar a 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 31°C na capital paulista, cerca de 5°C acima da média para esta época do ano. Terceiro veranico do ano. Dhara Pereira/Arte g1 O que é veranico? O meteorologista e especialista em clima Willians Bini explica que o veranico é caracterizado por um período de tempo seco e temperaturas elevadas que ocorre de forma atípica durante o outono ou inverno, especialmente em regiões para onde já se esperam condições mais amenas. Segundo Bini, está associado a uma combinação de fatores atmosféricos que reduzem a formação de nebulosidade e dificultam o avanço de frentes frias. "No Brasil, é comum que o veranico esteja relacionado à atuação de sistemas de alta pressão, que estabilizam a atmosfera, inibem o desenvolvimento de nuvens convectivas e bloqueiam a passagem de sistemas frontais, responsáveis por precipitações e queda de temperatura." Veranico pode elevar temperaturas para mais de 30°C em Bauru e Rio Preto Climatempo Veranico e onda de calor: qual a diferença? Com a elevação das temperaturas, é comum que o veranico seja confundido com ondas de calor.
Mas as características são distintas.
Segundo o meteorologista, a onda de calor pode ocorrer em qualquer época do ano e é definida com base em critérios estatísticos. "Para que uma onda de calor seja caracterizada, é necessário que as temperaturas se mantenham, por pelo menos cinco dias consecutivos, 5 °C ou mais acima da média climatológica para o período e local analisados", explica Bini. Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199. Veja outros destaques do g1: g1 em 1 minuto: estudante cria software de educação em apenas dois dias e vence concurso Estudante cria software de estudo para o Enem em apenas dois dias e vence prêmio global: 'Honra enorme' Conheça influenciador de máquinas pesadas que compartilha rotina nas redes: 'Meu sonho desde criança' Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região