Vai morar ou já mora sozinho? Com Santa Conexão - Você nunca está Sozinho!
DEPOIMENTO
DEPOIMENTO
No fim da tarde da segunda-feira (4), o ministro do STF Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
Uma dessas postagens ocorreu no domingo (3) na conta do filho e senador, Flávio Bolsonaro, para repercutir atos a favor de Bolsonaro em cidades do país.
Flávio apagou a postagem.
Moraes também proibiu visitas e mandou apreender celulares na casa do ex-presidente.
A Polícia Federal fez buscas no local e recolheu um aparelho celular.
A defesa de Bolsonaro nega que ele tenha descumprido as medidas cautelares impostas por Moraes.
Para explicar o que levou à decisão de Moraes, Alan Severiano conversa com Rafael Mafei, professor da Faculdade de Direito da USP e da ESPM.
Mafei fala quais os embasamentos jurídicos para aplicar a prisão domiciliar contra Bolsonaro e responde o que muda, na prática, nas restrições impostas ao ex-presidente.
Depois, Alan recebe Andréia Sadi, apresentadora da GloboNews e colunista do g1.
Andréia analisa o momento da decisão, e relata que a avaliação de outros ministros do Supremo é de que Bolsonaro deixou o ministro “sem saída” ao descumprir medidas impostas por ele.
Ela repercute ainda as reações de aliados de Bolsonaro após ele ter a prisão domiciliar decretada.
O que você precisa saber: Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro Bolsonaro foi abordado pela PF ao chegar em casa; veja bastidores ENTENDA: como funciona a prisão domiciliar Defesa diz que Bolsonaro não descumpriu medidas nem cometeu crime Governo Trump condena prisão e faz críticas a Moraes REPERCUSSÃO: Aliados apontam 'vingança política' contra Bolsonaro O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan.
Apresentação nesta semana: Alan Severiano. Bolsonaro e o discurso de cerceamento O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube.
Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio.
No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, é cercado por repórteres enquanto deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília. Wilton Junior/Estadão Conteúdo