Vai morar ou já mora sozinho? Com Santa Conexão - Você nunca está Sozinho!
DEPOIMENTO
DEPOIMENTO
Na extensa lista de países tarifados por Donald Trump, os fundadores do grupo estão entre os que receberam as taxas mais altas.
O Brasil é o que tem maior tarifação, de 50%.
Ao nosso lado, uma surpresa: um país que se sentou à mesa para negociar com Donald Trump e que chegou a construir acordos com o americano.
Trata-se da Índia.
Os produtos indianos que entram nos EUA são tarifados em 50%, soma da tarifa base de 25% que o país recebeu mais a penalização de 25% por conta da compra de petróleo da Rússia.
Em busca de soluções conjuntas, lideranças dos países fundadores do Brics conversam entre si – como ocorreu entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Em entrevista a Alan Severiano, Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), analisa se há ou não fraturas nas relações entre EUA e os Brics.
Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Londres e em Washington, ainda responde como ele vê o posicionamento estratégico do Itamaraty diante da crise tarifária global.
Depois, para falar sobre os laços cada vez mais estreitos do Brasil com a China, a conversa é com Tulio Cariello, diretor de conteúdo e pesquisa do Conselho Empresarial Brasil China.
Ele apresenta o status da relação comercial entre os dois países e explica onde estão os investimentos mais estratégicos da China por aqui.
Convidados: Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, o IRICE.
Ele foi embaixador do Brasil em Londres e em Washington.
Tulio Cariello, diretor de conteúdo e pesquisa do Conselho Empresarial Brasil China. O que você precisa saber: RETALIAÇÃO: Trump anuncia tarifas adicionais de 25% sobre a Índia por comércio com a Rússia PAÍSES DO BRICS: Lula discute tarifaço americano com primeiro-ministro da Índia CAFÉ: China libera 183 empresas do Brasil para exportar produto após tarifaço dos EUA ENTENDA: China é alternativa para vender produtos atingidos por tarifa de Trump? NYT: Lula faz aceno à China e diz que se EUA não quiserem comprar do Brasil, venderá para outros O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan.
Apresentação nesta semana: Alan Severiano. EUA x China e a ‘lei da selva’ O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube.
Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio.
No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações. Cúpula do Brics no Rio de Janeiro Ricardo Moraes/Reuters